sábado, 19 de março de 2011

Como planejar um funeral verde

Tradução livre adaptado do texto de Peggy Gillespie Hazelwood, publicado no website eHow (http://www.ehow.com/how_4880716_plan-green-funeral.html ).

A morte e seus custos, eles são inevitáveis, portanto, porque não planejar um funeral verde com antecedência?
Quanto aos custos? Bem, essa é uma pergunta difícil, mas você está no controle.

Planejar o seu próprio funeral, o funeral de algum membro da família ou de um amigo não significa seguir os procedimentos de funerais usuais. Se você enxerga os cerimoniais tradicionais de uma forma não muito desejada, você pode querer optar por um funeral verde.
Instruções para um funeral verde
Coisa que você irá necessitar:
  • Uma mente aberta para quando for preparar os procedimentos para o funeral
  • O desejo de deixar uma marca verde quando você se for
Programe as homenagens com base no que o falecido gostaria.
Primeiro e antes de tudo, quando o planejamento do funeral for para outra pessoa, considere o que ela deseja. Se essa pessoa for um ambientalista e amar a natureza, um funeral verde pode ser muito importante para ela. Se ela não deixar instruções ou planos por escrito, discuta suas opiniões com outros membros da família e amigos próximos com quem ele ou ela possa ter feito confidências.
Considere a escolha por uma urna funerária ecológica.
Quando fizer preparativos para um funeral, se você ainda desejar ser sepultado, mas não gosta da ideia de uma urna de fibra ou metal ou outro tipo de urna que dure para sempre, existem alternativas para as urnas tradicionais de madeira nobre.
Urnas de papel reciclado são biodegradáveis ao longo do tempo.
Urnas de madeira leve ou de cartolina são também utilizadas para sepultamentos verdes.
Existem apenas algumas situações em que os corpos devem ser sepultados em urnas lacradas, porém nada que obrigue o tratamento por embalsamamento (tanatopraxia), por exemplo.
De qualquer forma cemitérios ou parques memoriais devem autorizar o uso dessas urnas verdes, porque senão eles deixarão de ser uma opção de sepultamento com o passar do tempo.
Considere Sempre a Cremação
Uma escolha óbvia quando estiver planejando um funeral verde é a escolha pela cremação. O corpo é reduzido a fragmentos calcários e pode ser guardado pela família numa urna cinerária, ou mesmo colocado num decorativo colar ou broche.
Ou, então, os restos cremados podem ser espargidos no jardim ou em locais favoritos  e previamente escolhidos pelo ente querido que se foi.
Considere Deixar uma Marca Verde
Quando um membro da família ou amigo é cremado, uma alternativa ao local de sepultamento é plantar uma árvore em seu nome. Isto permitirá que amigos e familiares tenham um local para ir e prestar suas homenagens, e a nova árvore viva ajudará o meio-ambiente.
Direcione-se ao Verde através dos Serviços de Funeral e Memorialização
Ideais para manter um funeral realmente verde inclui:
- envie plantas vivas e em vasos como uma alternativa às flores cortadas
- utilize papel reciclado para a programação e os textos a serem usados durante o serviço de velório
- sirva algumas comidas típicas e cultivadas na própria região, serão mais apreciadas pela família do falecido e pelos seus convidados

Fernando Schilling - MCD Matthews Cremation Division para o Brasil e América Latina - Brazilian and South America Sales Rep

Nenhum comentário:

Postar um comentário