domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Básico da Cremação: Os Três Ts

Os Três T’s para apropriado controle da poluição são: Temperatura, Tempo e Turbulência. Manter esses três fatores no adequado alinhamento é critico para a prevenção de fumaça e odor, ou seja, poluição. Adicionalmente, o controle desses elementos conduzirá a um longo caminho para a alta eficiência e para baixos índices de problemas de manutenção.

Temperatura
Sustentar um intervalo apropriado de temperatura opera um papel principal na operação adequada e na eficiência do equipamento de cremação. Muitas unidades de cremação são projetadas para operar com maior eficiência quando a câmara secundária mantém a temperatura entre 800˚C – 1000˚C. Acima ou abaixo desse intervalo pode resultar em problemas de poluição indesejados. É claro que você vai preferir a conferência das especificações com seu fabricante para obter o intervalo apropriado de temperatura para sua máquina.

Tempo
Igualmente importante como a temperatura é o tempo de retenção.  O tempo de retenção se refere ao tempo necessário para que os gases sejam expostos à específica temperatura. Isto garante total combustão da fumaça e do odor a partir dos gases em exaustão antes que sejam expelidos pela chaminé. Autoridades ambientais nas três Américas tem diferentes regulamentações e muitas delas requerem uma temperatura na câmara secundária de 800˚C a 1000˚C aliado a um tempo de retenção de no mínimo 1 (um) segundo.

Turbulência
O terceiro T é a turbulência que se refere à quantidade de ar mixada dentro do equipamento de cremação. Ela é criada pela presença de uma parede de bloqueio (baffle wall) e pelas restrições no caminho da exaustão dos gases. Sem turbulência, tempo e temperatura adequadas será de pouca ajuda e a combustão total não ocorrerá. Se qualquer um dos três T’s não estiver presente ou for insuficiente, um problema de poluição estará prestes a ocorrer.


Regra Geral
Mais calor nem sempre é melhor: este é um conceito errôneo, se 800˚C é bom, qualquer temperatura acima é ainda melhor. Isto não é verdade. Temperaturas entre 800˚C e 1000˚C são adequadas para certo volume. Quando o gás resfria, o volume diminui e da mesma forma, quando as temperaturas aumentam, os gases se expandem. Como o volume se torna muito grande, ele se move mais rapidamente através da câmara secundária, tornando o tempo de retenção menor e consequentemente causando problemas de poluição.
O balanço desses três T’s tem que ser mantido para garantir o apropriado controle sobre a poluição e a adequada eficiência operacional.

Fernando Schilling - MCD Matthews Cremation Division para o Brasil e América Latina - Brazilian and South America Sales Rep

Um comentário:

  1. O que deve se preocupar na operação de uma crematório? Por exemplo a construção de um Campus de uma Faculdade a menos de 10 metros de um crematório poderia causar algum impacto a essa nova implantação, ou a nova obra deveria realizar algum estudo específico antes de implantar?

    ResponderExcluir