quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BIO-CREMAÇÃO ou HIDRÓLISE ALCALINA - Pergunte ao Dr. em Cremação

Hoje em dia vivemos em um mundo que nos encoraja a proteger e preservar nossos recursos naturais. Estamos desenvolvendo tendências de estilo de vida que incentivam o comportamento para reduzir a emissão de carbono por indivíduo e, ao mesmo tempo reduzir os gases de efeito estufa para estabilizar as mudanças climáticas.

Além das mudanças de estilo de vida, devemos considerar o que acontece também nos procedimentos de final da vida e na sua transição de volta à terra. Práticas de final de vida focadas na preservação do meio-ambiente estão crescendo em popularidade, se for um enterro ou cremação verde, todos nós somos chamados a desempenhar um papel de apoio dentro de nossas famílias e comunidades.

Desde que a Matthews Cremation lançou a Bio-Cremação (também conhecida como Hidrólise Alcalina), estou sempre me perguntando o que exatamente isto representa? Bio-Cremação é uma alternativa ambientalmente focada que substitui o uso do calor pela utilização de água, misturada com uma solução alcalina de hidróxido de potássio (KOH). O corpo humano é colocado em uma câmara de cremação especialmente concebida onde a água e álcalis são adicionados, aquecidos e suavemente circulados por todo o corpo, iniciando o processo de cremação. O uso de hidrólise alcalina é uma tecnologia comprovada, recém-introduzida no serviço fúnebre como uma alternativa ambientalmente correta para cremação em substituição à chama tradicional. A hidrólise alcalina usa 95% de água e hidróxido de potássio 5% (KOH). KOH é um alcalóide (não ácido) composto inorgânico que é usado em inúmeros produtos para saúde e beleza, cosméticos, sabonetes suaves e suplementos de limpeza que você usa normalmente em sua casa. Este processo estéril impede a libertação de emissões (monóxido de carbono, partículas e mercúrio).

Este processo ecologicamente mais amigável oferece distintas vantagens ambientais, mesmo além das já conhecidas vantagens da cremação tradicional pelo calor.

Para mais informações, visite-nos no Facebook em www.facebook.com/BioCremation e nosso Web site para o consumidor na www.biocremationinfo.com.

Tradução do Post de Steve Schaal - Presidente para Região da América do Norte - MCD.

Fernando Schilling - MCD Matthews Cremation Division para o Brasil e América Latina
Brazilian and South America Sales Rep

2 comentários:

  1. Olá Fernando, o que você pode comentar sobre a legislação brasileira a respeito dessa técnica, é regulamentada? Qual seria o investimento dessa técnica aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, no momento não existe legislação ambiental para suportar a utilização dessa nova técnica de "cremação".
      Nos EUA os nossos clientes juntamente com a engenharia da Matthews conseguiu que fosse considerada também como "cremação" a hidrólise alcalina junto com a pirólise que é a redução do corpo pelo calor.
      Para que se possa planejar uma nova operação com um equipamento de bio-cremação é necessária a aprovação de uma alteração na regulamentação do CONAMA sobre incineração.
      O investimento em rquipamentos fica na ordem de U$D 600 mil

      Excluir